Texto por: Raissa Vasconcellos CEO da @cria_mundo
É fato que a onda do empreendedorismo chegou para ficar. Várias mulheres não encontram mais sentido em manter uma rotina de trabalho fora de casa e se descobrem empreendedoras bem-sucedidas, o que é maravilhoso.
Dados de 2016 mostraram que a cada 100 novas empresas criadas no Brasil, 52 são de mulheres e destas, 50% são mães. Por outro lado, para boa parte das mães empreender não é exatamente uma opção, mas sim uma necessidade, inclusive por conta do mercado de trabalho.
Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que 50% das mulheres são demitidas até dois anos após a licença maternidade. Além disso, as vagas de emprego são limitadas e muitas vezes com condições insuficientes para o sustento de uma família, tanto em relação ao pagamento, quanto ao tempo inflexível. Diante desse cenário, o empreendedorismo parece ser a melhor alternativa para as que desejam e precisam continuar ativas profissionalmente. É necessário olhar com cuidado e entender que nem todas as pessoas possuem o perfil empreendedor ou as condições necessárias na sua realidade para dar conta desse desafio, afinal, isso requer tempo, planejamento e organização, e para algumas mães, possuir algum desses já é posição de privilégio.
Lidar com um negócio está longe de ser um mar de rosas. Na verdade, é lidar com instabilidade e desafios durante todo o tempo, muitas vezes não ter finais de semana ou feriados e abrir mão de tempo com os filhos.
Não é justo lançar sobre essas mães uma onda de otimismo romantizado, como se toda mãe fosse uma empreendedora nata. É preciso informar e encorajar, mas estar disponível para apoiar quando houver frustrações, porque assim como em qualquer âmbito da vida, esse é mais um que toda mulher pode lidar com surpresas, sejam elas boas ou desagradáveis.
O que importa é: mães, vocês podem e devem lutar pelos seus sonhos, sejam eles quais forem. Se eles mudarem ao longo do tempo, não tem problema! Nossas prioridades mudam, assim como nossos sonhos e objetivos.
CEO da CriaMundo
Uma plataforma digital de marketplace que facilita a conexão entre mães para compra e venda de produtos infantis seminovos
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