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Qual a diferença entre pesquisa e validação e por que as pessoas devem se preocupar com isso?

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Um dos grandes erros de pessoas que decidem empreender é confundir pesquisa e validação. Então vamos entender o que é cada coisa. Imaginemos um exemplo prático: a empreendedora tem uma habilidade excelente para fazer bonecos azuis. Mas ainda não sabe se isso que ela gosta e tem habilidade para fazer tem potencial para virar um negócio.

O primeiro passo é ela fazer uma pesquisa. Então ela pergunta em casa, para a família, o que acham da ideia. Todo mundo aprova o boneco azul, acha um produto bacana, diz que compraria. O próximo passo é ouvir mais gente, para ter certeza: vai para os amigos, para as redes sociais – e os retornos seguem positivos. Então a pessoa parte para uma segunda pergunta: “Vocês pagariam R$ 100 por um boneco azul”? Um responde que sim, dois, três, quatro, muitos sins. E é aí que mora o perigo. Muita gente acha que ter esse monte de “sim” já valida uma ideia, quando na verdade o que existiu foi apenas uma pesquisa, e não uma validação.

O empreendedor, feliz da vida com as respostas, logo contrata uma agência, cria um logo, começa a produzir os bonecos – não alguns, mas muitos bonecos, baseado na quantidade de gente que disse que compraria o produto. Coloca os bonecos à venda e, na primeira semana, vende só dois – um para a própria mãe e outro para um amigo. Nas semanas seguintes, nada de vendas. Sabem o que aconteceu com este empreendedor? Ele errou, o que é comum no empreender, mas errou caro, porque investiu em branding e em estoque antes de começar de fato a vender. E isso quebra muito negócio. Tudo porque achou que pesquisa e validação eram a mesma coisa. E não são. Entre alguém dizer que acha um produto legal, afirmar que o compraria, e de fato comprá-lo há um abismo. Um produto só é validado quando realmente o compram. A pesquisa é apenas um ponto de partida para a validação. O correto seria a pessoa perguntar: vocês comprariam bonecos azuis, rosas ou verdes? Se a pesquisa apontar a preferência pelo azul, ela então produziria UM boneco azul e o colocaria à venda. E então voltaria àquela base que respondeu a pesquisa e veria quantas pessoas realmente comprariam o produto. Apareceram três clientes? Então ela produziria os dois a mais, sob demanda. Venda certa. E se ninguém comprasse? Então ela teria perdido apenas o valor da produção de um boneco.

Entendam: validação real só acontece quando o dinheiro do cliente pinga na conta. Até lá, tudo o que o empreendedor tem são pesquisas.

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