E aí Mamys?
Você vive ouvindo por aí as siglas, B2B e B2C , não é verdade?
Mas você sabe qual a diferença entre elas? Não? Então bora aprender…
O termo B2B significa “Business to Business” ou “Empresa para Empresa”, que quer dizer que o público deste segmento são outras empresas e não o consumidor final.
Já o B2C, “Business to Commerce” é a transação comercial entre empresa e o consumidor final. Aqui o consumo é direto e reto. É esse comércio mais comum, que acontece nas ruas e que a gente vê todo dia.
Se sua venda acontece entre a sua e outra empresa, é B2B.
Se sua venda acontece entre a sua uma pessoa física, é B2C.
“Mas o meu negócio é: B2B, B2C ou um misto dos dois?”
Boooooa pergunta!
O relacionamento com esses clientes possuem algumas diferenças. Alguns pontos principais:
1) Contratos
B2B: Relacionamento comercial descrito em contrato.
B2C: Normalmente no varejo não há contrato.
2) Políticas comerciais
B2B: Mais flexíveis de acordo com volume por exemplo, porém com mais ações com análise de crédito.
B2C: Pouca capacidade de alteração, descontos mais pré-definidos.
3) Estoques, frete e logística
B2B: Entende um pouco melhor os problemas de processo.
B2C: Quase não tem paciência para erros nesse ponto. Tome cuidado!
4) Cadastro e Moderação de clientes
B2B: Como possui contrato, a interação do relacionamento não precisa ter tanta periodicidade, mas acompanhe os processos para entregar um excelente serviço.
B2C: Lembre seu cliente o tempo todo sobre a sua marca. Relacionamento Perene e contínuo!
5) Canal de demanda
B2B: Representantes comerciais, feiras, eventos, parcerias.
B2C: Geografia, marketing digital, presença em pontos de venda, reforço de marca.
6) Processo de decisão
B2B: Mais lento por conta do relacionamento mais perene.
B2C: Ágil, utiliza muitas vezes o impulso.
E como somos mães criativas criamos outra sigla o B2Mamy!
Quer dizer “Business to Mamy”, ou seja, negócios feitos entre empreendedoras mamães.
Se você chegou ou quer chegar até aqui, saiba que não está sozinha! Com outras mães? É B2Mamy!!!
Para estas mulheres e por estas guerreiras é que a B2Mamy vai trabalhar! A nossa intenção é gerar novos negócios entre mulheres empreendedoras e consumidoras.
Em qualquer um dos negócios citados acima, é essencial definir um planejamento, filtrar o seu público-alvo e usar a estratégia certa. Nada de sair fazendo tudo e atirando para todos os lados...
É importante ter um método focado nos resultados.
Vem para o B2Mamy! Vamos trabalhar juntas!!!